Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Comissão Europeia defende perante ministros das Finanças que "despesa é sempre despesa"

A Comissão Europeia colocou-se esta terça-feira ao lado dos países que defendem que não deve ser concedida mais flexibilidade orçamental, sustentando, num debate no Conselho de ministros das Finanças da União Europeia, que "despesa é sempre despesa".
8 de Julho de 2014 às 17:15

Na conferência de imprensa final do Conselho Ecofin (Economia e Finanças), o comissário europeu Siim Kallas, atualmente com a pasta dos Assuntos Económicos, referindo-se à possibilidade de certos investimentos destinados a promover o crescimento deixarem de contar para o défice público, como preconiza designadamente a Itália, a nova presidência semestral rotativa da UE, afirmou que "despesa é sempre despesa".

"Esta é uma discussão eterna. Não há despesa boa e despesa má. Despesa é despesa, dívida é dívida", disse, defendendo, tal como um grupo de países encabeçado pela Alemanha, que o atual pacto de estabilidade e crescimento já oferece flexibilidade orçamental em troca de reformas, e há que seguir as regras do que classificou como "um pilar de confiança".

União Eropeia despesa Ministro das Finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)