page view

Comissão Europeia quer proibir importação de ouro russo e reforçar controlo às exportações

De acordo com Bruxelas, o objetivo é "reforçar o alinhamento das sanções da UE com as dos parceiros do G7".

15 de julho de 2022 às 14:55

A Comissão Europeia propôs esta sexta-feira uma proibição, na União Europeia (UE), às importações de ouro russo e um reforço dos controlos às exportações de tecnologia avançada, medidas que visam um "alinhamento das sanções" europeias com as internacionais.

"O pacote de hoje irá introduzir uma nova proibição de importação de ouro russo, reforçando ao mesmo tempo a nossa dupla utilização e os nossos controlos de exportação de tecnologia avançada", indica o executivo comunitário em comunicado.

De acordo com Bruxelas, o objetivo é "reforçar o alinhamento das sanções da UE com as dos parceiros do G7".

Além disso, "reforçará também os requisitos de apresentação de relatórios, a fim de tornar mais rigorosos os congelamentos de bens da UE", adianta a instituição europeia.

Em entrevista à agência Lusa em Bruxelas, que será divulgada na totalidade no sábado, o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, explicou que este pacote, visto como uma atualização do sexto anterior, "é realmente mais um ajustamento das sanções", porque "existem algumas diferenças com outros parceiros no mundo".

"Assim, vamos alinhar [...] e tentar organizar o resto deste processo de todas as sanções que temos, mas não se trata de uma grande mudança" face aos seis pacotes de sanções já adotados, concluiu Didier Reynders.

Este pacote reitera que as sanções da UE não visam de forma alguma o comércio de produtos agrícolas entre países terceiros e a Rússia, clarificando o âmbito de algumas sanções financeiras e económicas e propondo a prorrogação das atuais sanções da UE por seis meses, até à próxima revisão, no final de janeiro de 2023.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8