Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Companhia Nacional de Bailado apresenta programa em Lisboa

Peças históricas já tinha estreado no Teatro Rivoli.
Lusa 5 de Fevereiro de 2016 às 05:45
Programa ficará em exibição em Lisboa até 20 de fevereiro
Programa ficará em exibição em Lisboa até 20 de fevereiro FOTO: Direitos Reservados

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai apresentar, a partir desta sexta-feira, um programa de reportório no Teatro Camões, em Lisboa, com peças históricas de coreógrafos como George Balanchine e William Forsythe.

Este programa, com quatro coreografias, estreou-se no Rivoli - Teatro Municipal do Porto, a 29 de janeiro, e ficará, a partir desta sexta-feira, em palco em Lisboa, até 20 de fevereiro.

Compõem este programa "5 Tangos", do coreógrafo holandês Hans van Manen (1932), uma peça concebida para o Ballet Gulbenkian, sobre música do compositor argentino Astor Piazzolla, e "Serenade", de George Balanchine (1904-1983), a partir daquela obra de Tchaikovsky.

Grosse Fugue", de Anne Teresa De Keersmaeker (1960), sobre a célebre "Grande fuga", de Beethoven, e "Herman Schmerman", de William Forsythe (1940), com música de Thom Willems, são as outras coreografias do programa.

Segundo a CNB, este conjunto de peças tem por objetivo reunir alguns dos coreógrafos que mais marcaram a História da Dança: "A belíssima e feminina 'Serenade' de Balanchine, que contrasta com a energia masculina de 'Grosse Fuge', de Anne Teresa De Keersmaeker, a abstração de William Forsythe, com um dueto virtuosístico e a inspiração latina de '5 Tangos', de Hans van Manen, são uma janela aberta para o que de melhor se produziu no século XX".

Companhia Nacional de Bailado CNB Teatro Camões Lisboa artes cultura e entretenimento dança
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)