Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Companhias aéreas do Japão alteram planos de voo

Devido à intenção da Coreia do Norte em lançar em breve um foguetão.
Lusa 5 de Fevereiro de 2016 às 05:44
Ligações das companhias aéreas devem atrasar cerca de cinco a dez minutos
Ligações das companhias aéreas devem atrasar cerca de cinco a dez minutos FOTO: Getty Images

As companhias aéreas japonesas ANA e Japan Airlines (JAL) anunciaram esta sexta-feira mudanças em diversos planos de voo devido à intenção anunciada pela Coreia do Norte de lançar em breve um foguetão, teoricamente para pôr um satélite em órbita.

Entre os dias 8 e 25 de fevereiro - janela de tempo dada por Pyongyang -, as duas transportadoras vão desviar os aviões que sobrevoam as águas ao largo das Filipinas, onde podem cair fragmentos.

A alteração vai afetar três voos regulares da ANA dois que ligam Tóquio a Manila, e um terceiro entre Jacarta e Tóquio e dois da JAL (de Jacarta para Tóquio e de Tóquio para Manila).

As ligações devem registar atrasos entre cinco e dez minutos, segundo as duas companhias aéreas.

Poucas semanas depois de ter realizado um teste nuclear condenado pela comunidade internacional, a Coreia do Norte advertiu três agências da ONU que pretende lançar, em breve, um foguetão com um satélite a bordo.

O regime comunista assegura que o seu programa espacial tem fins puramente científicos, mas os Estados Unidos e os seus aliados Coreia do Sul e Japão consideram-no uma cobertura do seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercont

ANA Japan Airlines Japão rotas de voo Coreia do Norte foguetão distúrbios guerras e conflitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)