Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Condenado homem que tentou levar armas para Paris

Alemanha condenou à prisão homem detido dias antes dos atentados de 13 de novembro.
29 de Setembro de 2016 às 14:39
Paris, autoestrada da Bavária, Vatko Vucelic, Tribunal Regional Superior de Munique, crime, lei e justiça, distúrbios, guerras e conflitos, armamento, crime
Paris, autoestrada da Bavária, Vatko Vucelic, Tribunal Regional Superior de Munique, crime, lei e justiça, distúrbios, guerras e conflitos, armamento, crime FOTO: Getty Images
Um tribunal alemão condenou esta quinta-feira a quatro anos de prisão um homem detido dias antes dos atentados de 13 de novembro em Paris quando viajava de automóvel, com armas automáticas e explosivos, para a capital francesa.

O homem, um cidadão montenegrino de 51 anos, foi detido durante um controlo de segurança numa autoestrada da Bavária a 5 de novembro, uma semana antes dos ataques terroristas coordenados que mataram 130 pessoas.

No automóvel que conduzia, a política encontrou oito 'kalashnikovs' com munições, quatro pistolas, um revólver, duas granadas de mão e 200 gramas de explosivo TNT.

O acusado, Vatko Vucelic, disse ao Tribunal Regional Superior de Munique (sul) que sabia ter as armas no carro, mas desconhecia quaisquer planos para ataques.

Vucelic, que não tinha cadastro, foi condenado por posse ilegal de armas e transporte ilegal de armas de fogo. O tribunal não considerou no entanto provado que o acusado transportasse conscientemente armas para Paris para um ataque planeado.

O tribunal não conseguiu determinar quem pediu o transporte das armas e pagou por ele 2.000 euros ao acusado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)