Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Confirmados dois casos de Ébola na Libéria

O surto de Ébola que atinge a Guiné Conacri já provocou a morte de 72 das 112 pessoas infetadas.
31 de Março de 2014 às 15:08

Dois casos de Ébola foram confirmados na Libéria, país vizinho da Guiné Conacri, onde a doença já matou 72 das 112 pessoas infetadas, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Num comunicado colocado no domingo no seu site, a agência da ONU para a Saúde indicou que até 29 de março foram analisadas sete amostras clínicas provenientes de adultos da província liberiana de Foya, no norte do país, junto à fronteira com a Guiné Conacri. Após análises no laboratório móvel do Instituto Pasteur Dakar em Conacri, duas das amostras revelaram a presença do vírus do Ébola, referiu a OMS, citando o ministério da Saúde da Libéria. Entre os casos suspeitos, houve duas mortes, uma mulher de 35 anos cujos resultados deram positivo e um homem cujas análises deram resultado negativo.

A província de Foya continua a ser a única da Libéria com casos suspeitos ou confirmados de febre hemorrágica de Ébola. Até 26 de março, 27 pessoas na Libéria estavam a ser vigiadas pelos serviços médicos. Segundo a OMS, o ministério da Saúde da Libéria está em contacto regular com a organização e com os países vizinhos para tentar coordenar e harmonizar a vigilância, a prevenção e o controlo do surto de Ébola. A OMS não recomenda quaisquer restrições a viagens ou comércio com a Libéria, a Guiné Conacri ou a Serra Leoa, onde também foram detetados casos suspeitos.

O surto de Ébola que atinge a Guiné Conacri já provocou a morte de 72 das 112 pessoas infetadas.Ébola, que causou numerosas mortes em África nos últimos anos, é uma ameaça à saúde global e é por isso considerado como um possível agente de guerra biológica.

ébola guiné conacri libéria casos vírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)