Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Consenso luso-francês para novo Tratado

O Presidente da República de França e o Primeiro-ministro português sublinharam esta segunda-feira, em Paris, a necessidade de um entendimento alargado sobre o Tratado da União Europeia (UE).
4 de Junho de 2007 às 16:55
“Estamos de acordo para um novo tratado que permita sair do impasse constitucional”, afirmou Nicolas Sarkozy em conferência de imprensa. A França foi um dos países, a par com a Holanda, que vetou o Tratado da União Europeia, depois de realizado um referendo.
No final de um almoço que juntou os dois governantes, José Sócrates considerou que “ambos partilhamos um consenso diagnóstico da situação. A Europa deve resolver o seu problema com o Tratado Europeu”.
Relativamente à presidência portuguesa da UE, o Primeiro-ministro português adiantou que há um “consenso muito forte no que diz respeito às prioridades”, nomeadamente sobre “as reformas da Europa que permitam dar sinais aos cidadãos europeus de que a economia europeia e a Europa se mexe e evolui para o mundo”.
Os dois líderes mostram-se confiantes quanto a uma evolução positiva do impasse. “Se somos europeus, devemos sair do imobilismo”, rematou Nicolas Sarkozy.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)