Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Contacto de ex-espião russo contaminado

O italiano Mario Scaramella que se encontrou com o antigo espião russo Alexander Litvinenko num restaurante de sushi em Inglaterra, no dia em que o ex-agente adoeceu, foi igualmente contaminado com polónio-210, avançou esta sexta-feira o canal de televisão britânico Sky News. A Agência Britânica de Saúde Pública confirmou a existência de mais uma pessoa infectada, mas não revelou a sua identidade.
1 de Dezembro de 2006 às 17:30
Segundo a página na Internet do canal britânico, Scaramella só agora acusou estar contaminado, não tendo ainda manifestado os mesmos sintomas que o ex-agente do KGB, nomeadamente vómitos e queda de cabelo.
A Sky News adianta ainda que foi encontrado um nível "importante" de polónio-210 nos testes a que Mario Scaramella se sujeitou, tendo o italiano sido transportado para o mesmo hospital que Litvinenko, para ser submetido a mais exames.
O corpo de Litvinenko está a ser autopsiado esta tarde em Londres, no Royal London Hospital, tendo a equipa médica tomado as devidas precauções, como fatos especiais de defesa biológica equipados com aparelhos de oxigénio, de modo a evitar uma eventual contaminação.
AVIÃO ESTACIONADO EM MOSCOVO REGRESSA A INGLATERRA
A companhia aérea britânica British Airways (BA) anunciou esta sexta-feira que o Boing 767 estacionado no aeroporto moscovita de Domodedovo no âmbito do caso de Litvinenko vai regressar hoje a Londres, para ser inspeccionado por especialistas britânicos em radioactividade.
O porta-voz da BA na Rússia não precisou as horas a que o avião regressaria ao aeroporto de Heathrow na capital inglesa, adiantando apenas que o aparelho não transportará passageiros.
Um porta-voz do Ministério dos Transportes Russo revelou não terem sido descobertos vestígios de radioactividade no exterior do avião, afirmando “esperamos especialistas britânicos para que verifiquem a cabina”.
Entretanto, a companhia aérea britânica revelou que o ministro da Cultura britânico encontra-se entre os 33 mil passageiros que terão viajado nos aviões onde foram encontrados vestígios de substâncias radioactivas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)