Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Contas da Galp sobre subida dos combustíveis estão certas e ministro "não tem razão" - Apetro

Lusa 28 de Outubro de 2014 às 13:00

Os combustíveis vão aumentar entre cinco e seis cêntimos em 2015 devido a medidas do Governo, segundo a Apetro, garantindo que as contas do presidente da Galp estão corretas e que o ministro Moreira da Silva "não tem razão".

"Os combustíveis sofrerão um incremento entre os cinco e os seis cêntimos no próximo ano devido a este efeito em cascata de três medidas diferentes. O engenheiro [Ferreira de Oliveira, presidente da Galp] não atirou os números para o ar. Pôs os números detalhados em cima da mesa", disse o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), António Comprido, à Lusa.

O porta-voz da associação que reúne as principais petrolíferas explicou que os números em relação ao agravamento da contribuição de serviço rodoviário (CSR), previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2015, e à taxa de carbono, contemplada na reforma da fiscalidade verde, são "indesmentíveis", enquanto os relativos à incorporação de biocombustíveis são "uma estimativa face aos atuais valores".

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)