Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Contas externas de Portugal com excedente

Registados 351 milhões de euros até março.
Lusa 21 de Maio de 2015 às 11:54
Dados foram esta quinta-feira avançados pelos Banco de Portugal
Dados foram esta quinta-feira avançados pelos Banco de Portugal FOTO: João Santos

As contas externas de Portugal registaram um excedente de 351 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que compara com um défice de 172 milhões de euros verificado no período homólogo, segundo o Banco de Portugal.


De acordo com o boletim estatístico do Banco de Portugal, esta quinta-feira divulgado, as balanças corrente e de capital somaram os 351 milhões de euros até março, um desempenho que se deveu apenas ao saldo positivo de 469 milhões de euros da balança de capital.


Isto porque a balança corrente fechou o trimestre com um défice de 119 milhões de euros, um desempenho que se deveu à componente de bens, que registou um défice de 1.691 milhões de euros entre janeiro e março de 2015.


Por outro lado, a contribuir positivamente para a balança corrente esteve a componente dos serviços, que alcançou um saldo positivo de 1.876 milhões de euros até março.


Em 2014, as contas externas de Portugal fecharam nos 3.608,2 milhões de euros, um saldo que, apesar de positivo, foi inferior em mais de 2.500 milhões ao de 2013.

Banco de Portugal contas externas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)