Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Coreia do Norte prepara novo teste

A Coreia do Norte pode estar a preparar a realização de um segundo teste nuclear. De acordo com a cadeia de televisão NBC, satélites espiões norte-americanos detectaram movimentações de pessoas e viaturas perto do local onde foi efectuado o primeiro ensaio nuclear, no passado dia 9 de Outubro.
17 de Outubro de 2006 às 09:35
Também os governos japonês e sul-coreano revelaram possuir informações sobre estes movimentos, que podem indiciar a preparação de um novo teste nuclear por parte do regime de Pyongyang, não havendo para já informação de que o ensaio possa estar iminente, o que a acontecer seria um novo e claro desafio à comunidade internacional.
Ontem, depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado no passado sábado um pacote de sanções contra a Coreia do Norte, a administração norte-americana confirmou que amostras recolhidas na atmosfera revelaram resíduos radioactivos resultantes do teste realizado por Pyongyang no passado dia 9.
Entretanto, o ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano classificou as sanções aprovadas no Conselho de Segurança da ONU como equivalentes a uma “declaração de guerra”, adiantando que Pyongyang pretende a paz, mas não teme a guerra, garantindo que vai atacar “sem piedade” caso a soberania do país seja violada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)