Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Guterres diz que CPLP tem "enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade"

Futuro secretário-geral da ONU participa na XI Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP.
31 de Outubro de 2016 às 00:04
Guterres iniciará funções na ONU a 01 de janeiro de 2017
Guterres iniciará funções na ONU a 01 de janeiro de 2017 FOTO: Reuters

O futuro secretário-geral da ONU defendeu este domingo que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem "enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade" e fez votos que os Estados entendam tornar a organização "mais influente".

"Eu creio que, cada vez mais, os problemas são globais e as respostas são globais. E, por isso, uma organização universal como é a CPLP terá seguramente enormes possibilidades de se afirmar com mais intensidade no futuro", afirmou o secretário-geral eleito das Nações Unidas, António Guterres, em declarações aos jornalistas durante uma receção à comunidade portuguesa, com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, na residência do embaixador de Portugal em Brasília.

Guterres, que iniciará funções na ONU a 01 de janeiro de 2017, disse esperar que "os governos de todos os países assim o entendam e que esse esforço de dar à CPLP uma posição cada vez mais influente possa ser coroado de êxito".

O antigo primeiro-ministro português participa na XI Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que começa esta hoje em Brasília, a convite do Presidente brasileiro, Michel Temer.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)