Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Crescimento da economia revisto em baixa para 0,8% em 2014

Indica o departamento de 'research' do BBVA.
6 de Agosto de 2014 às 12:08

A economia portuguesa deverá registar um crescimento de 0,8% em 2014, indicou esta quarta-feira o departamento de 'research' do BBVA, que revê em baixa as previsões anteriores para este ano, de 1,2%.

"Para o ano de 2014 como um todo, o efeito de arrastamento da queda abruta no primeiro trimestre leva-nos a rever em baixa as nossas previsões de crescimento para 0,8% (de 1,2%)", indica o banco. Já para 2015, o BBVA revê em alta as previsões de evolução do PIB, de 1,5% para 1,6%.

O PIB português registou uma descida de 0,6% no primeiro trimestre de 2014, face ao último trimestre de 2013, que o BBVA atribui a "fatores na sua maior parte temporários".

Em primeiro lugar, uma queda marcante do investimento nos primeiros meses do ano, "especialmente devido à estagnação do setor da construção como resultado das más condições meteorológicas".

Por outro lado, uma "forte contração" na exportação portuguesa de produtos petrolíferos refinados, devido a uma pausa na atividade da refinaria entre fevereiro e abril, com impacto nas exportações como um todo.

As trocas comerciais com o exterior deverão ser aliás "o principal motor de crescimento no segundo trimestre de 2014", período para o qual o BBVA estima um crescimento de 0,4%, face ao trimestre anterior.

economia BBVA crescimento 'research'
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)