Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Criada nova vacina contra gripe das aves

Um laboratório farmacêutico britânico criou uma nova vacina experimental contra o vírus da gripe das aves nos humanos, a qual poderá ser produzida em larga escala a partir do próximo ano.
26 de Julho de 2006 às 14:05
Jean-Pierre Garnier, responsável do laboratório britânico GlaxoSmithKline, classificou a vacina como "um avanço significativo" na luta contra o vírus. O produto já passou pelos testes clínicos e necessita apenas de uma pequena dose do seu princípio activo para ter efeito nos doentes infectados.
A vacina aplica-se à estirpe e subtipo do H5N1, que é agora a mais comum entre os doentes diagnosticados. No entanto, a elevada mutabilidade do vírus torna a eficácia da vacina incerta.
Durante os testes da vacina, mais de 80 por cento dos voluntários, adultos saudáveis, que receberam a inoculação em duas doses, tiveram fortes respostas imunitárias.
A vacina precisa ainda de ser aprovada pelas entidades reguladoras dos medicamentos para começar a ser produzida.
O custo para o utente desta nova vacina será de cerca de sete ou oito euros. No entanto, o laboratório farmacêutico afirma estar em conversações com fundações e grupos humanitários para o seu financiamento nos países pobres.
A Federação Internacional da Indústria do Medicamento estima que estão a ser desenvolvidos actualmente mais de 30 protótipos de vacinas contra o H5N1.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)