Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Cristina Branco vai levar "Fado Errático" ao Centro Pompidou em Paris

Lusa 28 de Maio de 2015 às 15:26

A fadista Cristina Branco vai atuar no Centro Pompidou, em Paris, a 06 de junho, num espetáculo intitulado "Fado errático", inspirado em Amália Rodrigues.

"Fado Errático" foi criado pelo compositor italiano Stefano Gervasoni, "completamente apaixonado pelo repertório de Amália Rodrigues", disse à Lusa Cristina Branco que interpreta doze canções originais de Amália, num projeto em que a tradição do fado se alia à música contemporânea, com a 'etiqueta' do Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica (Ircam), fundado pelo compositor Pierre Boulez, no Centro Pompidou.

"O que o Stefano Gervasoni criou foi uma peça de música contemporânea baseada em alguns fados da Amália, cantados linearmente e com o recurso [a materiais de base atuais] e à tecnologia áudio do Ircam. Há uma voz que está a cantar fados tradicionais, ouvindo-se por vezes sonoridades dessa voz, mas vinda de outros sítios, acompanhada por uma orquestra contemporânea com uma linguagem contemporânea", descreveu a cantora, aludindo à "ferramentas" próprias do Ircam.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)