Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Crucifixos retirados das escolas

O Ministério da Educação está a enviar ofícios às escolas onde existem crucifixos nas salas de aula, ordenando a remoção desses símbolos religiosos, no âmbito de operação iniciada em Maio que surge na sequência de uma exposição da Associação República e Laicidade.
26 de Novembro de 2005 às 11:15
A notícia é avançada na edição de hoje do “Diário de Notícias”, que refere que a Direcção Regional de Educação do Norte iniciou em Maio o envio de um ofício para as escolas do primeiro ciclo e do secundário que têm símbolos católicos nas salas de aula.
A medida foi justificada com a apresentação de uma relatório da Associação República e Laicicidade que protestava contra a existência de cruzes nas escolas e mencionava a existência de celebrações católicas em alguns estabelecimentos de ensino. No entanto, quanto a este último caso, o Ministério ainda não tomou qualquer medida, refere o mesmo jornal.
Segundo o “DN”, o Ministério da Cultura garante que a retirada de crucifixos de salas de aula de escolas públicas não representa uma ofensiva contra os católicos, alegando que esta é uma decisão assumida com o “respeito pela diferença”.
Ver comentários