Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

CURDOS COMEÇAM A ABANDONAR KIRKUK

Os guerrilheiros curdos que haviam tomado a cidade de Kirkut, na passada sexta-feira, com o apoio dos soldados norte-americanos, começaram já a abandonar esta importante cidade estratégica do Norte do Iraque.
12 de Abril de 2003 às 15:18
CURDOS COMEÇAM A ABANDONAR KIRKUK
CURDOS COMEÇAM A ABANDONAR KIRKUK
A informação foi avançada este sábado pelo general Mam Rostam, comandante militar da União Patriótica do Curdistão, citado pela agência noticiosa France Presse, à qual adiantou que as forças norte-americanas já controlam a cidade.
Ao tomar conhecimento da tomada da cidade pelos peshemergas (guerrilheiros curdos), o governo turco classificou uma ocupação permanente de Kirkut pelos curdos como “totalmente inaceitável”.
Ancara teme que o controlo desta importante cidade petrolífera possa servir para os curdos obterem o apoio financeiro necessário para criarem um Estado independente, levando à sublevação da população curda no sul da Turquia.
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, fez saber ao governo turco que as forças norte-americanas se preparam para assumir o controlo de Kirkuk, pelo que os receios de Ancara são infundados.
Apesar desta garantia, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Abdullah Gul, anunciou ontem o envio de observadores militares turcos para o Norte do Iraque, afim de confirmar a retirada dos guerrilheiros curdos das cidades já tomadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)