Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Desmantelada célula jihadista exclusivamente feminina

Intenção do grupo era atacar "instalações vitais" em Marrocos.
3 de Outubro de 2016 às 13:44
Jihadistas
Jihadistas FOTO: Stringer/Reuters
A polícia marroquina desmantelou pela primeira vez uma célula jihadista composta exclusivamente por mulheres, dez no total, todas simpatizantes do Estado Islâmico, anunciou o Ministério do Interior do país.

As detidas tinham jurado lealdade ao EI e várias são familiares de combatentes marroquinos na organização, de acordo com um comunicado do ministério, citado pela agência Efe.

Uma das detidas possuía material químico para fabrico de bombas e tentava conseguir os componentes restantes, de acordo com a mesma fonte.

A intenção do grupo era atacar "instalações vitais" em Marrocos, mas no comunicado não se indica quais.

As detenções ocorreram em Kénitra e Salé, ambas as localidades perto de Rabat, assim como em Tanger (norte), Sidi Sliman (oeste) e nas cidades de Tan Tan, Zagora e Ulad Taima, a sul.

No comunicado indica-se que uma das detidas é irmã de um membro do EI que se imolou pelo fogo no Iraque no início do ano.

O governo marroaquino acrescenta que as detidas se tinham coordenado para levar a cabo um alegado plano terrorista com a "unidade das operações externas" do EI na Síria e no Iraque e com outros combatentes do grupo noutros países.

Algumas tinham sido encarregadas de recrutar jihadistas mulheres, especialmente junto de outros grupos com ideologias próximas, para consolidar as fileiras do EI na Síria e no Iraque.

O governo marroquino anuncia quase semanalmente o desmantelamento de células jihadistas, muitas em estado embrionário, com alegados planos para atacar dentro do país.

Existem atualmente cerca de 900 presos de ideologia islamita nas prisões marroquinas, detidos nos três últimos anos, em resultado de uma "política preventiva" levada a cabo pelas autoridades.
Estado Islâmico Ministério do Interior Marrocos Rabat Sidi Sliman Síria política política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)