Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Desmantelada rede de créditos fraudulentos

Uma rede criminosa que realizava créditos fraudulentos para compra de viaturas foi desmantelada no ãmbito de numa operação "relâmpago", realizada depois de sete meses de investigação dependente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), anunciou esta quarta-feira a PSP de Lisboa.
2 de Abril de 2008 às 17:56

Em comunicado, a PSP anuncia que nesta operação de combate ao crime de burla, realizada segunda e terça-feira, foram efectuadas 14 buscas domiciliárias, três a stands de automóveis e duas a escritórios em Vialonga, Loures, Alverca, Forte da Casa e Quinta do Conde.

A rede era composta por um grupo que aliciava toxicodependentes a cederem os seus documentos pessoais a troco de dinheiro, falsificando-os depois. Posteriormente, os suspeitos falsificavam outros documentos necessários aos pedidos de crédito, como recibos de vencimento, comprovativos de moradas e declarações de IRS.

Após a aprovação dos créditos fraudulentos, em várias instituições financeiras, eram adquiridas viaturas, maioritariamente de alta cilindrada e topo de gama, em stands de referência, as quais eram depois vendidas a terceiros por preços muito inferiores ao valor de mercado, acrescenta o comando metropolitano de Lisboa em comunicado hoje divulgado.

Nesta operação foram detidas noves pessoas, oito homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 30 e 52 ano. Desta acção policial resultou também na apreensão e recuperação de 14 viaturas e dois motociclos de diversas marcas e modelo, tendo ainda sido confiscadas quatro caçadeiras de calibre .12 e 106 cartuchos do mesmo calibre, de material informático utilizado na falsificação de documentos e documentação relacionada com os créditos em investigação

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)