Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Detido ex-ministro das Finanças de Lula e Dilma

Guido Mantega foi preso no âmbito da Operação Lava Jato.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 22 de Setembro de 2016 às 12:03
Alerta CM
O ex-ministro das Finanças nos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Guido Mantega
O ex-ministro das Finanças nos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Guido Mantega FOTO: Getty Images

O ex-ministro das Finanças nos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Guido Mantega, foi preso esta quinta-feira em São Paulo. A detenção surge na sequência de mais uma fase (a 34.ª) da Operação Lava Jato, que apura desvios na Petrobrás e corrupção generalizada naqueles dois governos.

Mantega foi preso antes das sete da manhã no Hospital Albert Einstein, onde tinha ido acompanhar a mulher, que vai submeter-se nesta quinta a uma cirurgia.

Uma hora antes, agentes da Polícia Federal invadiram a residência de Mantega, no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, mas não o encontraram. Na residência, os federais cumpriram outro mandado, de busca e apreensão, tendo recolhido documentos e equipamentos informáticos do ex-ministro.

Mantega já tinha sido alvo, em maio, de uma outra medida judicial, a de condução coercitiva (quando o suspeito é levado à força para depor e depois libertado), dessa feita no âmbito de outra operação complementar à Lava Jato, a Operação Zelotes.

A Zelotes investiga a suposta venda por Lula da Silva e Dilma Rousseff de decretos de isenção fiscal que favoreceram grandes grupos empresariais e causaram prejuízos de milhares de milhões de euros aos cofres públicos brasileiros.

Na ação desta quinta-feira, Mantega é acusado de, enquanto ministro das Finanças dos dois ex-governantes, ter tido papel de destaque na arrecadação fraudulenta de milhões de euros em verbas destinadas a financiar campanhas eleitorais, com dinheiro desviado de grandes empresas públicas.

Para além de São Paulo, a fase da Lava Jato desta quinta-feira está a decorrer também nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Brasília.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)