Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Detido motorista de autor de atentado no Koweit

Ataque a uma mesquita na capital do país fez 26 mortos.
28 de Junho de 2015 às 05:56
Bombista suicida fez-se explodir dentro de uma mesquita causando 26 mortos e 227 feridos
Bombista suicida fez-se explodir dentro de uma mesquita causando 26 mortos e 227 feridos FOTO: Raed Qutena/EPA

A polícia do Kuwait deteve o motorista que conduziu o homem que se fez explodir numa mesquita na capital, causando 26 mortos e 227 feridos na sexta-feira, num ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou este domingo o Ministério do Interior.

As autoridades detiveram também o dono da casa onde o motorista estava escondido, acrescentou o ministério, citado pela agência oficial KUNA, adiantando que o proprietário, nacional do Kuwait, promovia uma "ideologia fundamentalista".

O motorista foi referido como um "residente ilegal", nascido em 1989, com o nome de Abdulrahman Sabah Eidan Saud. O homem "escondia-se numa casa do distrito de Al-Rigga, em Al-Ahmadi, a sul da Cidade do Kuwait", segundo as autoridades.

Cerimónias fúnebres das vítimas
Milhares de pessoas participaram no sábado nas cerimónias fúnebres de 18 das 26 pessoas mortas na sexta-feira no atentado suicida na Cidade do Kuwait.

Trata-se do primeiro atentado do género reivindicado pelos 'jihadistas' do estado islâmico naquele pequeno emirado do Golfo. Há algumas semanas, o EI tinha visado duas mesquitas xiitas na Arábia Saudita.

O EI também reivindicou outro ataque cometido também na sexta-feira, numa praia da Tunísia, o qual causou 38 mortos, incluindo uma portuguesa.

Koweit Estado Islâmico Ministério do Interior detido motorista atentado ataque mesquita
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)