Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Documentário exibido no dia em que Maddie faz seis anos

A SIC exibe terca-feira, data em que Maddie McCan completa seis anos, o documentário ‘Maddie: Dois anos de angústia', um trabalho da estação britânica Channel 4.. Amanhã, pelas 21h30, a estação repete a entrevista que o casal deu a Oprah na passada segunda-feira, dia que marca o segundo ano do desaparecimento da menina em que a menina desapareceu da Praia da Luz, no Algarve,agora 90% dobrada em português, a pedido dos telespectadores do canal.
10 de Maio de 2009 às 17:54
Sexto aniversário de Maddie assinalado com documentário
Sexto aniversário de Maddie assinalado com documentário FOTO: d.r.

No documentário do Channel 4  poucas são as imagens recolhidas no aldeamento algarvio. O canal  opta pelas captadas em Inglaterra, nomeadamente na casa da família, e não acrescentam  nada à versão original dos pais e amigos  dos McCan.  

O dia-a-dia de Gerry, Kate, e dos gémeos, Sean e Amelie, é captado pelas câmaras. Aparentam ser uma família como tantas outras... 'Somos uma família feliz, mas não totalmente', lamenta Kate.

Dave Edgar e Arthur Cowley  foram contratados para investigar e procurar Maddie.  Questionado  sobre o que descobriram até agora, Edgar diz: ‘Nada'. Contudo, faz questão de salientar que os  agentes da  Judiciária 'nada fizeram'.

Kate, que entretanto deixou de ejercer medicina para se dedicar à família recusou regressar à Praia da Luz  por ser 'muito doloroso voltar ao aldeamento onde tudo começou'. 'Lembro-me que fui ver os meus filhos, estava tudo sossegado. Ao encontrar a porta esta bateu devido a uma corrente de ar. Abri a porta vi o cobertor e o boneco de Madleine , mas ela não estava lá. As cortinas esvoaçavam ao vento. A Janela estava aberta...', recorda Kate

Gerry acompanhou o  Channel 4 que recolheu testemunhos de um casal idoso e de uma jovem, todos ingleses, que dizem ter visto  um e mais homens a rondar o apartamento dos McCann, um deles com uma criança ao colo. 

A comitiva não foi bem recebida. Muitos dos que perderam o emprego no aldeamento turístico atribuem ao mediatismo do caso Maddie a falta de turistas e  o consequente despedimento. 'Lamento o que as pessoas estão a passar mas a nossa filha continua desaparecida', salienta Gerry.

Os McCann aproveitam a passagem de mais um aniversário para manter viva a imagem de Maddie. 'Basta que uma pessoa diga que viu esta menina', salienta Kate.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)