Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

Apanhados com 41 quilos de chifres de rinoceronte

Vietnamitas foram detidos na África do Sul.
Lusa 2 de Novembro de 2014 às 15:55
Este ano já morreram 560 rinocerentes devido a caça furtiva destinada, sobretudo, a países asiáticos
Este ano já morreram 560 rinocerentes devido a caça furtiva destinada, sobretudo, a países asiáticos FOTO: Pedro Catarino

Dois vietnamitas foram detidos na sexta-feira quando faziam uma escala no aeroporto de Joanesburgo na viagem entre Maputo e Hanói, com 41 quilogramas de chifres de rinoceronte, informaram as autoridades da África do Sul este domingo citadas pela imprensa moçambicana.

A carga ilegal foi encontrada nas malas dos dois passageiros por cães da polícia sul-africana e é a maior apreensão de chifres de rinocerontes no aeroporto internacional Oliver Tambo, em Joanesburgo.

Já extinto na região sul de Moçambique, o rinoceronte tem sido alvo de ataques de caçadores furtivos moçambicanos no Parque Nacional Kruger, da África do Sul, mas pela relação contígua com a reserva moçambicana do Limpopo, a preservação da espécie é também uma preocupação das autoridades de Maputo.

Cerca de 70% da população mundial de rinocerontes está concentrada na África do Sul, que, só este ano, perdeu 560 destes animais para a caça furtiva destinada sobretudo a países asiáticos como a China e o Vietname, onde se acredita que os chifres de rinocerontes têm propriedades medicinais contra o cancro.

Joanesburgo África do Sul
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)