Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

'Drone' colide com avião da British Airways

Aparelho estava a aterrar no aeroporto londrino de Heathrow.
Lusa 18 de Abril de 2016 às 12:18
Avião da British Airways
Avião da British Airways FOTO: Toby Melville/Reuters

A Polícia Metropolitana de Londres (Met) anunciou esta segunda-feira que um 'drone' colidiu com um avião da British Airways que estava prestes a aterrar no aeroporto londrino de Heathrow.

O alerta foi dado pelo piloto do avião, que transportava 132 passageiros e cinco tripulantes pelas 11h50, avança a agência EFE.

O aparelho, um airbus A320 proveniente de Genebra e com destino a Londres, aterrou em segurança e após a sua imobilização foi inspetado sem ter danos particulares.

"A nossa aeronave aterrou de forma segura, foi completamente avaliada pelos nossos técnicos e foi autorizada a fazer o voo seguinte" assinalou o porta-voz da British Airways, indicando que a companhia ajudaria a polícia no decorrer da investigação.

Segundo o jornal The Guardian, que cita um relatório da "United Kingdom Airprox Board" - especialistas na segurança aérea no Reino Unido -, entre abril e outubro de 2015 foram evitados à justa 23 acidentes que envolviam 'drones' (aparelhos voadores controlados remotamente) e aviões.

Para o especialista em segurança áerea na Associação dos Pilotos Aéreos Britânicos (Balpa, sigla em inglês) Steve Landells, citado pelo The Guardian, "era apenas uma questão de tempo antes de termos um choque com um 'drone' tendo em conta o enorme número [de aparelhos] que são telecomandados por amadores que não percebem os riscos e as regras."

Os meios de comunicação locais indicaram que utilizar estes aparelhos perto de um aeroporto é penalizado no Reino Unido com até cinco anos de prisão.

Polícia Metropolitana de Londres British Airways acidentes e desastres drone
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)