Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

DURÃO INDIGITADO PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA

Formalidade cumprida. Os líderes dos 25 países membros da União Europeia, reunidos em Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas, ao final da tarde desta terça-feira, indigitaram formalmente o primeiro-ministro português, Durão Barroso, para o cargo de presidente da Comissão Europeia.
29 de Junho de 2004 às 18:11
Numa rápida cimeira, a presidência irlandesa da União Europeia propôs formalmente Durão Barroso como candidato à presidência da Comissão Europeia e Javier Solana como futuro Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE-designado (ver artigo relacionado “Solana vice de Durão”). Os líderes comunitários aprovaram as propostas, tecendo elogios ao futuro chefe do Executivo europeu.
Romano Prodi, o italiano que termina a 31 de Outubro o mandato de presidente da Comissão Europeia, esteve presente e elogiou as qualidades do seu sucessor. À margem dos elogios dentro dos corredores políticos, a imprensa europeia destaca que o futuro presidente da Comissão Europeia já foi maoista e que é agora um forte atlântista, salientando também que a França e a Alemanha negociaram contrapartidas para apoiar a candidatura de Durão Barros (ver mesmo artigo relacionado).
Cumprida a formalidade da indigitação, a candidatura de Durão Barroso será votada no próximo dia 22 de Julho pelo Parlamento Europeu, onde a maioria do Partido Popular Europeu lhe garante vitória à partida. Durão Barroso será presidente da Comissão Europeia a partir de 1 de Novembro próximo, com mandato válido por cinco anos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)