Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Ébola: UE vai discutir controlo nos aeroportos europeus

Reunião ministerial vai ser antecedida de um encontro do Comité da Segurança Sanitária da Europa.
Lusa 11 de Outubro de 2014 às 14:15
Objetivo da reunião é o controlo de aeroportos que recebam voos de África
Objetivo da reunião é o controlo de aeroportos que recebam voos de África FOTO: Tannen Maury/EPA

A presidência italiana da União Europeia e a Comissão Europeia convocaram para quinta-feira uma reunião de ministros europeus para coordenação do controlo de aeroportos que recebam voos de África por causa do ébola.

De acordo com um porta-voz da União Europeia, Frederic Vincent, a reunião ministerial vai ser antecedida de um encontro do Comité da Segurança Sanitária da Europa, marcada para terça-feira, e que vai analisar, além das questões relacionadas com os aeroportos, a situação em Espanha, após o contágio de uma auxiliar de enfermaria.

O número de mortos devido ao surto epidémico de ébola surgido na África Ocidental no final do ano passado ultrapassou os quatro mil, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde, divulgado na sexta-feira em Genebra.

O ébola, que se transmite por contacto direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infetados, é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

União Europeia Comissão Europeia controlo aeroportos ébola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)