Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Economia portuguesa volta a melhorar

A economia portuguesa voltou a dar sinais de melhoria em Dezembro, completando doze meses de recuperação, segundo o os dados do relatório dos indicadores de conjuntura divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.
19 de Janeiro de 2007 às 16:34
De acordo com o Banco de Portugal, o indicador coincidente mensal da actividade económica, que informa sobre as tendências subjacentes à evolução da economia portuguesa, subiu 1,0% no último mês, face a igual mês de 2005. Nos últimos doze meses, o indicador coincidente subiu seis vezes, mostrando um aumento do ritmo de melhoria da actividade económica.
O indicador coincidente de actividade sintetiza informação relativa ao Produto Interno Bruto (PIB), ao volume de vendas no comércio a retalho, às vendas de veículos comerciais, às vendas de cimento, ao índice de produção da indústria transformadora, a situação financeira das famílias, às novas ofertas de emprego e ao enquadramento externo.
O números revelados apontam ainda para a recuperação do consumo privado, com o indicador coincidente do consumo privado a acelerar 2,4% em Dezembro, mais 0,1 pontos percentuais do que em novembro. O mesmo indicador tem vindo a subir nos últimos seis meses.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)