Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Edifício alvo de escoramento

A governadora civil de Setúbal, Euridice Pereira, informou ao final da tarde desta sexta-feira que o prédio parcialmente destruído por uma explosão ontem vai ser escorado de imediato, pondo de parte a hipótese de demolição.
23 de Novembro de 2007 às 19:18
Em conferência de imprensa, Euridice Pereira, já na posse das conclusões das vistorias do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), pôs de parte a hipótese de demolir parcialmente o edifício, informando que, visto só os pisos superiores terem sido atingidos e a estrutura do sexto andar para baixo estar intacta, os andares afectados serão alvo de escoramento. Uma obra que decorrerá o mais brevemente possível, sendo que a adjudicação será feita ainda hoje.
A governadora adiantou ainda que existe o risco de o prédio ruir, pelo que a estrutura está interdita ao moradores, mesmo que assinem um termo de responsabilidade.
Recorde-se que ao início da tarde, Euridice Pereira afastou a hipótese de demolir parcialmente o edifício de 13 andares, acrescentando que o objectivo passava pela reconstrução dos andares atingidos.
De acordo com declarações prestadas à rádio TSF, a governadora indicou que os escombros dos últimos três pisos estavam a fazer uma grande pressão sobre os andares abaixo, mas que não será necessária a demolição parcial do prédio.
Euridice Pereira referiu que o objectivo traçado é a reconstrução do edifício, negando as declarações do coordenador da Protecção Civil municipal, José Luís Bucho, que, ao início da tarde, apontava como solução mais adequada a demolição dos últimos três andares, na sequência de uma pré-avaliação das condições de segurança da estrutura do edifício.
Na altura, José Luís Bucho afirmou que estavam ainda a ser equacionadas as melhores soluções para a reconstrução do edifício, explicando, no entanto, que a solução de demolir parcialmente o edifício seria a mais adequada à situação em causa, atendendo a que parte da estrutura dos três últimos andares desapareceu ou está muito fragilizada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)