Elefante Babar assinala 80 anos

Os livros da personagem Babar, de Jean de Brunhoff, fazem 80 anos esta terça-feira. O pequeno elefante é o protagonista da colecção infantil ‘As Histórias de Babar’, que conta as peripécias do animal que foge da floresta depois da morte da mãe, rumo a Paris, onde se começa a vestir e comportar como os humanos.
29.11.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Elefante Babar assinala 80 anos
Em Portugal, as histórias de Babar foram exibidas na RTP1 na década de 90 Foto d.r.

Quando regressa à sua terra natal, Babar é coroado rei dos elefantes, casa com a prima Celeste e juntos criam uma cidade, onde educam a família, sob o olhar atento de uma matriarca, a personagem humana da história, e enfrentam os inimigos rinocerontes.

Reza a história que os contos foram inspirados pelas histórias que Cecile, esposa de Jean de Brunhoff, contava aos filhos do casal, Laurent e Mathieu. O pai, artista e pintor, passou os relatos para o papel criando os desenhos a pedido dos filhos.

A partir de 1931 e até 1937, Brunhoff publicou seis histórias de Babar. Após a sua morte, foi o filho Laurent quem deu continuidade aos livros infantis, que deram o salto para a televisão em 1969, numa série animada e depois em filme.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!