Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Eleições no mesmo dia "reforçam democracia"

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou esta quarta-feira que a realização das eleições autárquicas e legislativas no mesmo dia não prejudicam a democracia e ainda a reforçam.
24 de Junho de 2009 às 12:05
Eleições no mesmo dia 'reforçam democracia'
Eleições no mesmo dia 'reforçam democracia' FOTO: d.r.

'Ninguém está a pôr em causa a democracia quando se defende que as eleições sejam no mesmo dia, bem pelo contrário, eu considero que a democracia ficará reforçada se a abstenção diminuir e duvido que as eleições tão seguidas seja bom para combater a abstenção', afirmou a líder social-democrata à saída da audiência com Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

Ferreira Leite justificou a preferência 'veemente' pela realização dos dois actos eleitorais em simultâneo com os 'custos muito pesados para o país'. 'Julgo que não estamos nessa fase de suportar tanta campanha eleitoral', sustentou.

Ferreira Leite desvalorizou o argumento de que os eleitores terão dificuldade em distinguir os actos eleitorais, entendendo que 'existe já uma maturidade democrática que é mais do que suficiente para que as pessoas distingam exactamente em que é que estão a votar'.

Antes de ouvir Ferreira Leite, Cavaco Silva recebeu os responsáveis do PS que defenderam a marcação de duas datas diferentes para as eleições, alegando 'a democracia é mais importante' e que as questões financeiras têm 'um significado diminuto'.

Ver comentários