Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

BE: "Esperamos que o PSD/CDS perca a maioria"

Pedro Filipe Soares fala em resultado histórico dos bloquistas.
Lusa 4 de Outubro de 2015 às 21:51
Pedro Filipe Soares, líder da bancada parlamentar do BE
Pedro Filipe Soares, líder da bancada parlamentar do BE FOTO: Lusa

O líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, disse este domingo esperar que "a direita não chegue à maioria absoluta" nestas eleições legislativas, porque assim "perdem também o Governo".

Em ambiente visivelmente de festa no quartel general do BE para esta noite eleitoral - as projeções dão o BE como a terceira força política mais votada, ultrapassando a CDU - Pedro Filipe Soares falou de um resultado dos bloquistas que vê "muita emoção", porque pode ser um "resultado histórico".

"Sabemos que há ainda a possibilidade de PSD/CDS terem maioria absoluta. Para nós era importante que isso não acontecesse. Porque perdendo a maioria absoluta, perdem também o Governo", disse.

Moção de censura ainda não está definida
O líder da bancada parlamentar, questionado sobre se o BE avançará para uma moção de rejeição, disse ser "prematuro estar a discutir essa matéria neste contexto", ou seja, sem resultados finais.

"Esperemos que a direita não chegue à maioria absoluta, isso muda completamente o cenário político, retirando-lhe o Governo e dando possibilidade de haver uma alternativa à austeridade, que foi o motivo da candidatura do BE", enfatizou.

O deputado bloquista, que nestas eleições concorre por Lisboa, acrescentou ainda que "quem se bateu por essa alternativa à austeridade está disponível para, até à última, lutar por ela".

"Esta era uma eleição para eleger deputados e deputadas, não primeiro-ministro, e isso está a verificar-se. Acertamos nessa análise, estaremos também à altura dos cenários que vão ser apresentados", antecipou.

Questionado sobre o facto de o BE eventualmente ir ultrapassar a bancada comunista, Pedro Filipe Soares foi perentório: "não entramos nesta campanha numa competição com a CDU, entramos para derrotar a austeridade".

BE Pedro Filipe Soares resultado histórico política partidos e movimentos parlamento
Ver comentários