Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Empresa de químicos Solvay dispensa 90 funcionários em Portugal

Companhia tem unidades na Póvoa de Santa Iria e Carnaxide.
Lusa 29 de Março de 2018 às 08:27
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria
Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria

A empresa de produtos químicos e farmacêuticos belga Solvay anunciou esta quinta-feira que vai dispensar 500 funcionários, 90 dos quais em Portugal e 160 em França, anunciou o grupo em comunicado.

Na nota, a empresa adianta que em França vão também ser transferidos 500 funcionários da região de Paris para Lyon, leste do país, e para Bruxelas.

"A reorganização da empresa deve resultar numa redução de 600 funcionários, principalmente em funções de suporte, incluindo 160 em França, 90 em Portugal e 80 no Brasil", indicou o grupo, sublinhando que muitas das saídas serão rescisões voluntárias.

A Solvay planeia mudar as suas instalações de Aubervilliers (perto de Paris) e de Paris para Lyon e Bruxelas, "para concentrar a pesquisa e inovação nesses dois centros".

Essa concentração envolveria a transferência para Lyon e Bruxelas de 500 funcionários, nos próximos quatro anos.

A Solvay, o único grupo belga que pertence ao CAC 40, o índice das 40 maiores capitalizações do mercado de ações em Paris, pretende transformar o seu maior centro de pesquisa, sediado em Lyon, num "um centro avançado de química de classe mundial".

Em Bruxelas, a sede do grupo, "a Solvay pretende expandir suas capacidades de pesquisa e inovação em ciência avançada de materiais como parte de um projeto para renovar completamente sua sede".

De acordo com o 'site' da empresa, o grupo Solvay está presente há 80 anos em Portugal e emprega cerca de 400 colaboradores, em dois centros de trabalho, um na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, e em Carnaxide, concelho de Oeiras.

Ver comentários