Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Empresa ViaMove assume hoje os transportes públicos em Matosinhos

ViaMove é detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende.
1 de Janeiro de 2019 às 09:17
Autocarro
Autocarro FOTO: Getty Images
A empresa ViaMove, detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende, é a partir de hoje a nova operadora de transportes públicos de Matosinhos, adiantou à Lusa o vereador dos Transportes e da Mobilidade.

"A sociedade ViaMove já está autorizada pela Área Metropolitana do Porto para operar em Matosinhos a partir de hoje, iniciando assim um período de transição que terminará em março", disse José Pedro Rodrigues.

A ViaMove vem substituir a operadora Resende, cuja concessão terminou na segunda-feira, que nos últimos tempos foi alvo de críticas por má qualidade dos veículos, bem como por relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.

O vereador recordou que a empresa vai englobar os funcionários da Resende, que são cerca de 200, e contratar 30 novos motoristas.

Outra das mudanças é a imagem e marca dos autocarros - que irão chamar-se "Maré", dada a ligação de Matosinhos ao mar - a aquisição de dez novas viaturas e a introdução de novas linhas, afirmou.

Os autocarros que já não estão em condições vão ser substituídos, e está a ser "desenhada" uma nova linha que colmate a inexistência de transporte público na Via Norte, referiu.

O novo operador assumirá as 22 linhas, atualmente entregues à Resende, os cerca de 60 autocarros desta empresa, e funcionará nas suas instalações, revelou o vereador dos Transportes e Mobilidade.

Além disso, o serviço continuará a estar integrado na rede Andante, acrescentou.

Outra das novidades passa pela criação de uma aplicação na qual os utilizadores poderão consultar os tempos de espera e os horários.
Matosinhos ViaMove Mobilidade Grupo Barraqueiro Resende Área Metropolitana do Porto Lusa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)