Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Empresários do café querem cada português a consumir 6 quilos por ano

Industriais do café querem aumento de 50% no consumo português até 2019.
13 de Abril de 2014 às 10:18

Os industriais do café em Portugal querem que o consumo desta bebida aumente 50% nos próximos cinco anos no país, para igualar à média europeia, apostando para isso em quebrar a sazonalidade e em formar especialistas.

A proposta foi avançada à agência Lusa pela secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café, Teresa Ruivo, que admitiu tratar-se de "um objetivo ambicioso".

Em entrevista à Lusa, a propósito do Dia Mundial do Café, que se comemora na próxima segunda-feira, Teresa Ruivo referiu que a ideia é levar cada português a consumir uma média de seis quilos de café por ano. A ideia, contou a responsável da associação, é ter um barista em cada restaurante e em cada café ou criar aquilo que já é moda na Europa: os coffee-shop.

"Há cartas de vinho, há cartas de cerveja, há cartas de águas, portanto a ideia era conseguirmos que pelo menos alguns dos cafés emblemáticos tenham uma carta de cafés e que se pergunte [se o cliente] quer um café mais arábico, mais robusto, mais torrado, menos torrado", disse, explicando que se pretende que as pessoas consigam perceber as diferenças entre os diferentes cafés e formas de serem 'tirados'.

empresários industriais café português consumir aumento consumo Associação Industrial e Comercial do Café
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)