Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Empresas vão usar sistema de contabilidade da UE

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, anunciou esta quarta-feira que as empresas portuguesas vão começar a trabalhar com as mesmas regras de contabilidade dos países da União Europeia (UE) a partir de 2010.
16 de Abril de 2008 às 14:01

Segundo o governante, que falava à margem da apresentação pública do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), este sistema vai substituir o Plano Oficial de Contabilidade (POC), utilizado actualmente, e corresponde a uma “alteração de todo o sistema ordenador da contabilidade das pequenas, médias e grandes empresas e das empresas cotadas”.

Carlos Lobo explicou que a mudança vai intrpduzida de forma “gradual” e que o programa deverá estar em consulta pública durante os próximos três meses, sendo que a partir de 2010 começará a ser introduzido nas empresas portuguesas.

O responsável esclareceu ainda que com este novo sistema “acabam os problemas com a dupla tributação” para as empresas que funcionam em Portugal, deixando as firmas de ser simultaneamente tributadas em dois países que estejam instaladas.

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)