Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

ENCERRADA SEDE DO BATASUNA

A sede do partido radical basco Batasuna na capital navarra, Pamplona, foi encerrada esta noite pelas autoridades espanholas, cerca das 22h45 locais, no cumprimento de uma ordem emitida ao princípio da tarde pelo juiz da Audiência Nacional Baltasar Garzón.
27 de Agosto de 2002 às 02:24
Centenas de pessoas estavam concentradas dentro e junto às instalações do Batasuna em Pamplona, considerada pelo partido a sua sede nacional, acorrendo a um apelo de solidariedade civil emitido durante a tarde por algumas rádios bascas. Apesar da concentração, o despejo foi feito sem incidentes e terminou com a polícia a selar as portas do edifício.

As autoridades vão agora continuar a encerrar as restantes instalações do Batasuna em Espanha, onde estão também concentrados simpatizantes, dispostos a aí passar a noite.

Durante a tarde, o Congresso espanhol aprovou uma proposta apresentada pelo Governo de José Maria Aznar para solicitar ao Supremo Tribunal espanhol a ilegalização do Batasuna. A conclusão deste processo deverá demorar entre três a seis meses. Mas a ordem de encerramento, emitida pelo juiz Garzón, já está em vigor.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)