Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

ERA MESMO O LÍDER IRAQUIANO

Responsáveis norte-americanos admitiram ontem à noite que terá sido mesmo Saddam Hussein e não um duplo quem apareceu na Televisão iraquiana pouco depois dos primeiros bombardeamentos, ocorridos na madrugada de quarta-feira.
21 de Março de 2003 às 08:47
Depois de analisarem as imagens divulgadas pela televisão estatal iraquiana, peritos dos serviços secretos norte-americanos (CIA) admitiram que elas são “muito provavelmente” autênticas, embora não tivessem excluído a hipótese de poderem ter sido gravadas anteriormente.

Segundo assinalaram os especialistas, as imagens exibidas na televisão terão sido gravadas, mesmo que num momento muito próximo da sua transmissão. Os peritos da CIA explicaram que as transmissões em directo são perigosas para Saddam num contexto de guerra, já que permitiriam localizá-lo.

Horas depois de as forças anglo-americanas terem lançado os primeiros bombardeamentos sobre a cidade de Bagdad, com a intenção de decapitar a liderança iraquiana, Saddam apareceu na televisão a mostrar que estava vivo e a apelar à resistência do seu povo contra os invasores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)