Escolas e cidadãos vão ganhar prémios por reciclarem

Este é um dos maiores investimentos nacionais dedicados à educação e sensibilização ambiental.
Por Lusa|23.08.18

As escolas podem receber dinheiro ao envolver os alunos na reciclagem, mas também os cidadãos ao reciclar podem ganhar por exemplo bilhetes de cinema, segundo um programa de 2,6 milhões de euros, esta quinta-feira divulgado.

O investimento é da EGF, empresa de tratamento e valorização de resíduos, com o apoio do POSEUR, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, da Comissão Europeia. Segundo a empresa, este é um dos maiores investimentos nacionais dedicados à educação e sensibilização ambiental.

Segundo um comunicado da empresa, há quatro iniciativas de educação ambiental, para todo o país, assentes na ideia de que quem tem bom comportamento ambiental é premiado, nomeadamente se é um bom reciclador de resíduos, e envolve de escolas a comércio, passando pelo cidadão.

Um dos projetos para todos é o "Recycle Bingo", que premeia quem mais vai ao ecoponto entregar embalagens, através de uma aplicação que se instala no telemóvel. Trata-se de uma espécie de jogo, em que, ao reciclar, desbloqueiam-se o que a empresa chama "ecogifts", com os quais se pode preencher um cartão. Depois de cheio, o cartão dá direito a moedas virtuais que podem ser trocadas por, por exemplo, bilhetes de cinema. A aplicação já pode ser descarregada.

Segundo o comunicado da EGF, outra das iniciativas que já começou é a chamada Ecoeventos, destinada a apoiar, certificar e reconhecer as boas práticas ambientais nos festivais, festas, corridas, romarias e eventos desportivos. Eventos como o Rock in Rio, Marés Vivas, Expofacic, Boom Festival ou Sol da Caparica já foram Ecoeventos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!