Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Escritor turco Ohran Pamuk recebe prémio europeu Helena Vaz da Silva

Lusa 3 de Outubro de 2014 às 22:48

A "importante discussão" em torno dos valores fundamentais da Europa foi um dos aspetos centrais da intervenção do escritor turco e Nobel da Literatura, Ohran Pamuk, durante uma cerimónia esta tarde em Lisboa e onde foi contemplado com o Prémio Vaz da Silva 2014.

"O que torna a Europa diferente dos outros continentes? Igualdade, liberdade, fraternidade", referiu o autor de "Os Jardins da Memória", prémio Nobel da Literatura em 2006 e que hoje recebeu o Prémio europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do património cultural.

"A rica herança cultural da Europa não é apenas acerca de preservar a arquitetura ou todo o género de instituições culturais, mas também acerca dos seus valores fundamentais. Temos de discutir mais estes valores fundamentais. Para mim, preservar a herança europeia é também o envolvimento numa séria discussão de todos estes valores", assinalou na sua intervenção numa sessão na Gulbenkian e perante uma plateia em que se destacavam Maria Cavaco Silva, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, ou o presidente da Comissão Europeia cessante, José Manuel Durão Barroso.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)