Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Espanhóis fazem fila para despedida do primeiro líder da democracia

Pouco antes das 09h00 (08h00 em Lisboa), cerca de 25 pessoas estavam concentradas no local, horas antes da abertura da capela ardente ao público, prevista para as 12h00.
24 de Março de 2014 às 09:18

As primeiras pessoas começaram esta segunda-feira a concentrar-se no acesso ao Congresso de Deputados em Madrid, numa fila de espera, que as autoridades prevêem que será longa, da chegada do corpo do ex-presidente do Governo espanhol Adolfo Suárez.

Pouco antes das 09h00 (08h00 em Lisboa), cerca de 25 pessoas estavam concentradas no local, horas antes da abertura da capela ardente ao público, prevista para as 12h00, depois da visita das principais autoridades do país.

Um casal de um dos bairros da periferia madrilena, que chegou ao local pouco depois das 05h00, e duas outras pessoas, meia hora depois, são os primeiros de uma fila que as autoridades antecipam será longa, durante todo o dia.

Câmaras de televisão instalaram-se num estrado na zona para ver a chegada do féretro, esperado para pouco antes das 10:00 (09:00 em Lisboa), onde será recebido pelo presidente do Governo, Mariano Rajoy, e pelos seus antecessores Felipe González, José María Aznar e José Luis Rodríguez Zapatero.

Estarão ainda presentes, entre outros, os presidentes do Congresso e do Senado, Jesús Posada e Pío García Escudero e do Tribunal Constitucional, Francisco Pérez de los Cobos, entre outros.

Antes, decorreu na câmara baixa um conselho de ministros extraordinário, que aprovou a entrega a título póstumo a Adolfo Suárez da condecoração civil mais importante de Espanha, o Colar da Real Ordem de Carlos III, que o rei Juan Carlos depositará aos pés do féretro.

A capela ardente deverá ficar instalada no Salão dos Passos Perdidos até ao final da manhã de terça-feira.

Espanha está esta sexta-feira com todas as suas bandeiras a meia haste, no primeiro de três dias de luto oficial.

O funeral será na terça-feira em Ávila e o funeral de Estado decorre no próximo dia 31 de março na Catedral de Almudena em Madrid.

adolfo Suárez pessoa esperam filas câmara ardente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)