Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
7

Especialistas ibéricos debatem em Coimbra novas tecnologias aplicadas à oftalmologia

Lusa 8 de Julho de 2016 às 16:06

A cirurgia a laser às cataratas em oposição ao método tradicional e outros avanços da área da oftalmologia estão hoje em debate numa reunião científica, em Coimbra, que reúne especialistas portugueses e espanhóis.

Em declarações aos jornalistas, Joaquim Murta, coordenador da unidade de oftalmologia da Idealmed, unidade privada de saúde que recebeu o encontro promovido por uma multinacional norte-americana de cuidados de saúde visual, disse que a abordagem da cirurgia às cataratas, hoje, "é completamente diferente do que era há 10 anos".

"Era uma cirurgia em que se tirava o cristalino que estava opaco e introduzia-se uma lente intraocular. Hoje em dia é muito mais do que isso", frisou, explicando que para além da correção da patologia que impede a visão de forma total ou parcial, as técnicas cirúrgicas aliadas a tecnologias como o laser permitem tratar pacientes com miopia (dificuldade em ver ao longe), hipermetropia (dificuldade em ver ao perto) ou astigmatismo (imagens desfocadas, quer ao perto quer ao longe).

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)