Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Estações de medição meteorológica começaram a ser instaladas na AM de Lisboa

Começaram a ser instaladas em Oeiras e Cascais.
Lusa 23 de Novembro de 2021 às 11:29
Chuva
Chuva FOTO: Getty Images
As primeiras estações meteorológicas para monitorizar o clima na Área Metropolitana de Lisboa (AML) começaram a ser instaladas em Oeiras e Cascais, no âmbito do projeto de adaptação local às alterações climáticas, anunciou a área metropolitana.

O projeto CLIMA.AML pretende criar uma rede de monitorização e de alerta meteorológico em contexto urbano na AML, através da instalação de uma estação de medição em cada um dos 18 municípios que a integram.

Segundo a AML, nas próximas duas semanas está previsto que mais 16 estações sejam instaladas.

As estações vão medir em tempo real a temperatura, a precipitação, a humidade, a pressão atmosférica, o vento e a sua direção, a radiação solar e a radiação ultravioleta.

Além de uma rede com 18 estações, o projeto prevê nove microssensores de medição urbana e uma plataforma 'online', que funcionará em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A recolha e a disponibilização de dados meteorológicos à escala metropolitana permitirão monitorizar a evolução dos impactes e eventos resultantes das alterações climáticas nas comunidades locais.

O projeto CLIMA.AML - Rede de Monitorização e de Alerta Meteorológico Metropolitano decorre desde março deste ano e até ao final do primeiro semestre de 2023, dando continuidade ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa.

 

Lisboa Área Metropolitana AML Oeiras Cascais meteorologia alterações climáticas
Ver comentários