Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Estado de emergência em San Bernardino

Barack Obama visita o condado no domingo.
Lusa 19 de Dezembro de 2015 às 03:42
Jerry Brown, governador do Estado da Califórnia
Jerry Brown, governador do Estado da Califórnia FOTO: Reuters

O governador da California, EUA, declarou na sexta-feira o estado de emergência no condado de San Bernardino para "ajudar a comunidade a recuperar do atentado terrorista" de 2 de dezembro, na véspera de uma visita do Presidente Barack Obama.

A 2 de dezembro, um casal matou 14 pessoas num centro de apoio social em San Bernardino, num ataque que o Presidente dos Estados Unidos da América classificou como um "ato de terrorismo" praticado por duas pessoas que haviam seguido "o caminho obscuro da radicalização", "abraçando uma pervertida interpretação do Islão que apela à guerra contra a América e o Ocidente".

O governador Jerry Brown assegurou na sexta-feira que as circunstâncias deste ataque, dada a sua magnitude, estão para além do controlo dos serviços de um governo local e requerem uam combinação de forças e apoios.

"Considero que existem em San Bernardino circunstâncias de desastre e risco extremo para a segurança das pessoas e da propriedade devido ao ataque", disse Brown, num comunicado.

A declaração do estado de emergência coincide com uma visita de Obama a San Bernardino, onde se reúne este sábado, em privado, com familiares das vítimas de 2 de dezembro.

California EUA São Bernardino Jerry Brown distúrbios guerras e conflitos política terrorismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)