Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Autarca: PJ investiga subconcessão dos Estaleiros de Viana

Edil de Viana do Castelo revelou que foi interrogado pela PJ no âmbito desta investigação.
30 de Outubro de 2014 às 16:07
Trabalhador à entrada dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Trabalhador à entrada dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo FOTO: Ricardo Meireles/Sábado

O autarca de Viana do Castelo afirmou, esta quinta-feira, que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o processo de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), no âmbito do qual foi ouvido quarta-feira.


A revelação foi feita por José Maria Costa durante a reunião ordinária do executivo municipal manifestando-se "muito satisfeito" com a investigação em curso. "Ontem fui ouvido pela PJ e fui inquirido sobre o processo de subconcessão dos ENVC que sempre defendi que não terá assegurado o interesse público, nem a defesa dos trabalhadores e da empresa pública", afirmou José Maria Costa.


A "investigação policial" à subconcessão dos estaleiros navais, foi pedida pelo autarca em dezembro de 2013 prometendo na altura disponibilizar documentação para sustentar as dúvidas sobre a forma com o processo foi conduzido pelo Governo. Em causa, reafirmou na altura o autarca socialista, está o abandono do processo de reprivatização dos estaleiros, em abril daquele ano, com o Ministério da Defesa Nacional (MDN) a justificar essa decisão com a investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas, lançando em alternativa um processo de subconcessão.


Dúvidas que José Maria Costa estendeu à não apresentação, pelo MDN, de um plano de reestruturação que justificasse essas ajudas, de 181 milhões de euros, na Comissão Europeia, e ao processo que culminou com a adjudicação da subconcessão dos terrenos dos ENVC ao único concorrente admitido ao concurso ou ainda aos números contraditórios de postos de trabalho a criar pela Martifer.

"Eu começo a ter sérias dúvidas sobre se não há mais qualquer coisa envolvida neste processo que não esteja a ser devidamente esclarecido aos portugueses. Por isso, vou entregar tudo o que sei e que tenho conhecimento, relativamente a coisas que me chegaram por pessoas e empresas indignadas com o que se passou neste processo", apontou na altura.

autarca edil Viana do Castelo PJ investiga subconcessão Estaleiros de Viana
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)