Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Estudo sobre mosquitos pronto a avançar

As equipas da rede de vigilância de mosquitos estão prontas para entrar em acção em Portugal, com o objectivo de tentar identificar precocemente vírus que possam constituir ameaças à população, revelou esta segunda-feira o Director-geral de Saúde.
7 de Abril de 2008 às 14:52
Doenças como a malária podem ser transmitidas por mosquitos
Doenças como a malária podem ser transmitidas por mosquitos FOTO: D.R.

Francisco George, que participou hoje na cerimónia comemorativa do Dia Nacional da Saúde, este ano dedicado às alterações climáticas, explicou que “foi decidido criar um sistema de detecção e acompanhamento da população de vectores (mosquitos que transmitem doenças) para saber se representam ameaças à população portuguesa. Dessa forma, 'será possível limitar localmente, resolver o problema na fonte e impedir a sua propagação”, assinalou.

Segundo explicou ainda o Director-geral de Saúde, a rede de vigilância será implementada em todo o país, sendo as administrações regionais de saúde responsáveis pela colheita dos mosquitos, para posterior análise no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

O programa funcionará, pelo menos, durante um ano, no âmbito de um estudo desenvolvido perante a possibilidade de reaparecimento na Europa de doenças como a malária e o dengue. A malária, em particular, tem uma incidência de 120 milhões de casos por ano.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)