Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

ETA faz explodir quatro pequenos engenhos

A acção do grupo separatista basco ETA ameaçou este domingo várias localidades turísticas da Cantábria, no norte de Espanha. Quatro pequenos engenhos explosivos foram detonados esta manhã, depois de um alerta de bomba via telefone para os bombeiros de Biscaia. As explosões não causaram vítimas.
20 de Julho de 2008 às 14:21
As autoridades espanholas examinam um dos locais das explosões desta manhã
As autoridades espanholas examinam um dos locais das explosões desta manhã FOTO: Reuters
A primeira explosão ocorreu pelas 12h12 locais (menos uma hora em Lisboa) no passeio marítimo da praia de La Salvé de Laredo. A explosão, que foi ouvida em toda a localidade, uma das principais zonas turísticas da região da Cantábria, provocou uma coluna de fumo que se elevou a cerca de 25 metros de altura.
As autoridades locais evacuaram a praia cerca de 45 minutos antes da explosão, depois de ter recebido um alerta de bomba, por volta das dez e meia através de uma gravação na qual se ouvia, segundo o 'El País', a voz distorcida de uma mulher.

Cerca de 40 minutos depois da primeira explosão, uma outra bomba explodiu no parque de estacionamento de uma praia em Noja, a 30 quilómetros de Laredo, o qual também tinha sido evacuado pela Guarda Civil.

A terceira explosão também aconteceu na praia de Loredo, a uns 300 metros do local onde aconteceu a primeira explosão. A bomba só provocou danos materiais.  A quarta bomba explodiu cerca das 15h00 locais no campo de golfe de Noja.

A chamada em nome da ETA, feita para os bombeiros de Trápaga (Biscaia), alertava para a explosão de quatro engenhos, a partir do meio-dia, nas praias de Laredo, Ris en Noja e no campo de golfe desta última localidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)