Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Etarras prontos a agir

Cerca de 30 membros do grupo armado basco ETA, na sua maioria radicados em França, estão preparados para lançar uma série de atentados em Espanha após as eleições municipais de 27 de Maio.
29 de Abril de 2007 às 16:19
O 'El País', que cita "fontes francesas", revela que militantes prepraram-se para a atravessar a fronteira e "executar acções programadas pela direcção da ETA".
Após o anúncio unilateral de cessar-fogo permanente a Março de 2006, organização separatista enveredou por "uma restruturação" tendo recrutado "antigos activistas especializados no fabrico de explosivos", segundo o jornal.
Contudo, o processo de paz que envolvia o governo socialista espanhol ficou comprometido com o ataque sangrento de 30 de Dezembro do ano passado no aeroporto de Madrid.
A "nova ETA", cujo "único ponto fraco é a falta de dinheiro", está a enviar cartas de extorsão a proprietários bascos, releva ainda ao 'El País', precisando que o aparelho militar deverá ser composto por 200 membros em fuga e com registo policial, entre os quais desconhecidos dos serviços de polícia.
Ver comentários