Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

EUA anunciam que não irão financiar agência da ONU para refugiados palestinianos

Palestina condena decisão dos EUA e pede apoio internacional.
Lusa 1 de Setembro de 2018 às 00:50
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump

Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira que não irão financiar mais a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA), tendo como fundo a crise cada vez mais profunda com a Autoridade Palestiniana.

Depois de "examinar cuidadosamente a questão", a Administração de Donald Trump "decidiu que os Estados Unidos não farão contribuições adicionais à UNRWA", uma "operação irremediavelmente tendenciosa", disse a porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert, num comunicado.

Antes do anúncio, as autoridades palestinianas acusaram os Estados Unidos de "negar os seus compromissos internacionais e as suas responsabilidades".

Decisão condenada
A Palestina pediu na sexta-feira à comunidade internacional que forneça "todo o apoio possível" à agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA), depois dos Estados Unidos anunciarem que vão deixar de a financiar.

Em comunicado, o secretário-geral da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, afirmou "rejeitar e condenar a decisão dos Estados Unidos na sua totalidade" e pediu aos países de todo o mundo que façam o mesmo e "forneçam todo o apoio possível" à UNRWA.

A agência da ONU também reagiu rapidamente através do porta-voz, Chris Gunness, que expressou na sua conta oficial de rede Twitter um "pesar profundo" e um sentimento de "deceção".




Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)