Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

EUA PLANEIAM INVASÃO DO IRAQUE

O Comando Central norte-americano desenvolveu um plano de invasão do Iraque, através de uma ofensiva com frentes múltiplas e envolvendo dezenas de milhar de ‘marines’ e soldados, noticiou o jornal “The New York Times”.
5 de Julho de 2002 às 18:10
Citando um fonte com conhecimento pessoal do plano, o jornal noticia que a invasão seria lançada com três frentes de ataque, por mar, terra e ar, abrindo-se o leque da ofensiva a partir do Koweit. O plano é uma versão melhorada de estratégias já antes desenvolvidas.

O ataque começaria com uma bombardeamento aéreo esmagador, envolvendo centenas de aviões com base em oito países da região. Forças especiais infiltrar-se-iam no país para destruir alvos estratégicos. E o ataque terrestre seria coordenado com forças internas de oposição ao regime de Saddam Hussein.

O presidente norte-americano, George W. Bush, tem repetidamente afirmado a sua intenção de depor Saddam do poder no Iraque, recorrendo ao uso da força. Mas também tem dito que não há planos para uma acção imediata. A Casa Branca e o Pentágono não negara,m a existência deste plano, mas relativizaram o seu impacto imediato, argumentando que dever do Pentágono produzir constantes planos de contingência para diversas partes do Mundo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)