Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

EUA surpreendidos com negociações nucleares com Irão

Governo norte-americano mostrou-se favoravelmente admirado com acordo provisório do Irão no dossier nuclear.
16 de Julho de 2014 às 20:37

O Governo dos EUA considerou esta quarta-feira que a concordância do Irão com um acordo provisório no dossier nuclear foi "surpreendentemente favorável", enquanto admitia a provável extensão das conversações para chegar a um entendimento final.

O secretário de Estado, John Kerry, informou o Presidente Barack Obama sobre as negociações com a República Islâmica do Irão, que decorrem em Viena, as quais devem prosseguir para além do limite que estava estipulado para domingo. Kerry regressou a Washington, proveniente de Viena, no final do dia de fim de terça-feira, e deve discutir uma eventual mediação norte-americana no conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza.

Antes de sair de Viena, Kerry disse que iria discutir com Obama "as perspetivas de um acordo abrangente", bem como o caminho futuro se não for alcançado qualquer entendimento até 20 de julho.

Depois de dois dias de negociação com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, o secretário de Estado norte-americano considerou que houve "progressos tangíveis em questões chave", mas que persistem "afastamentos muito reais".

Internacional EUA surpreendidos negociações nucleares Irão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)